Nesta semana a ACIBOM anunciou mais uma vez eventos para que os empresários, comerciantes, empreendedores, possam dominar a arte de atender. O bom atendimento é raro na nossa cidade, não fica difícil de comprovar. Passei por 3 situações as quais quero relatar como aprendizado.
Consertando o rádio:
– Bom dia, tenho um rádio PX, ele precisa ser reparado.
– A gente aqui somente instala, procura em Pará de Minas. – respondeu o rapaz.
– Quantas pessoas passam por aqui e pedem para consertar seu rádio? – não poderia deixar de perguntar.
– Muita gente.
As oportunidades aparecem para quem está preparado. Treinar um funcionário é tarefa difícil. Porém se começar agora os resultados aparecem em pouco tempo. O movimento de carretas naquele posto era intenso, uma clientela em potencial. Não só para o rádio de comunicação mas também para outras parafernálias eletrônicas que os caminhoneiros gostam de instalar. Ensinar é uma característica para quem quer empreender.
Reparando a bicicleta:
– Quanto tempo para me devolver?
– Pode ser na quinta, antes do feriado.
Acabou entregando no feriado, quase no final do dia. Serviço supimpa, recomendo! A gente viu aí um exemplo de sobrecarga de trabalho. Sabe por quê? O dono é quem faz, ele quem domina a arte da mecânica das bikes. Até aí tudo bem, serviço de qualidade, mas prazo é importante também. Seria hora de treinar alguém para ajudá-lo? Fazendo assim teria maior volume de atendimento e compensaria o investimento? É preciso fazer as contas.
Contratando um marceneiro:
– O cliente quer que faça desta forma.
– Mas vou fazer o reparo de outra maneira.
– Não pode, é assim que o cliente deseja.
Ficamos aguardando o orçamento, até hoje não chegou. A marcenaria toda repleta de materiais inflamáveis e fios soltos. Perigo à vista. Informei ao marceneiro os riscos, segundo ele estava com a rede elétrica desligada, mas não me passou confiança. Quando nos pedem para fazer de uma maneira e querem pagar assim, não temos outra opção, o melhor é atender. O que me preocupa é a resistência, saber ouvir realmente é uma arte maior do que saber falar.
Atenda bem seu cliente, se prepare para ofertar um preço justo e um serviço de qualidade. O sucesso aparece para aqueles que não têm medo, sabem encarar de frente as oportunidades.