A Secretaria de Estado de Saúde divulgou em novembro de 2013, os números relativos à dengue em Minas Gerais em 2013. De acordo com o levantamento, 106 pessoas morreram pela doença no estado. No total, foram contabilizados 320.130 casos de dengue em Minas.
Segundo o órgão, o 106º registro de morte ocorreu no município de Manga, no Norte do estado, em outubro. A vítima era um homem de 65 anos. O outro óbito contabilizado neste balanço se refere ao caso de uma mulher de 65 anos que vivia em Araguari, no Triângulo Mineiro. Ela morreu no mês de setembro.
Durante a semana solicitei aos leitores da coluna que enviassem fotos de casos em Bom Despacho que mostram o desleixo da população. Abaixo as 2 fotos mais representativas e que todos na cidade pedem para que os donos tomem algum providência urgente ou a Prefeitura venha a multá-los, antes que tenhamos casos da doença e prováveis mortes. Vejamos:
Nesta foto, enviada por internauta no grupo “Reclame Aqui Bom Despacho” no Facebook, mostra uma caixa d´água sem Tampa se encontra na Rua Francisco Lopes Cançado, número 21, no Bairro São José ao lado do antigo galpão do Catoco e próximo ao Parque de Exposição.
Em outra foto, enviada por WhatsUp!, o morador da Rua Ana Ismênia de Resende, do lado esquerdo do número 445, está deixando o mato crescer quase 2 m de altura. Além de criar o mosquito da Dengue ainda serve para ratos, baratas, escorpiões e esconder marginais que podem usar o local para consumo de drogas ou se esconder após cometerem furtos na vizinhança.
A responsabilidade é apenas do Sr. Prefeito Fernando Cabral ?
A resposta é clara: a prefeitura deve sim multar os donos de lotes que estiverem causando riscos para as pessoas. Porém é fundamental que cada cidadão faça sua parte, seja cuidando do seu bem ou denunciando atos inseguros como os demonstrados nas fotos da matéria.
A Dengue mata e Bom Despacho não pode se tornar parte das estatísticas. Chega, vamos agir!
Fonte: G1 – Portal de Notícias e participação de internautas.
PAINEL
Um padre moderno e atuante:
Padre Cristiano é natural da cidade de Arcos-MG, onde nasceu em 1981, este ano ele completa 34 anos. Filho da Dona Aldina e do Seu Antônio, 1; ingressou no Seminário em Luz no anon de 200, para cursar a etapa do Propedêutico. Em 2001 foi para a Casa do Seminarista de Luz – Belo Horizonte. Estudou Filosofia e Teologia (PUC-MG – Instituto Dom João de Rezende Costa). Antes da ordenação fez seu estágio pastoral em Japaraíba – Paróquia Nossa Senhora do Rosário e em Bom Despacho-Paróquia São José Operário. Tem como lema de vida sacerdotal: “Seduziste-me Senhor e Eu me deixei Seduzir”. Parabéns ao Padre Cristiano pelo belo trabalho que vem desenvolvendo na Paróquia do Rosário em Bom Despacho. Desejo a ele e seus companheiros de jornada muita energia e luz para guiarem os jovens das comunidades por eles atendidas.
Futebol final de ano: a pelada já está se tornando tradição, time do Ratinho versus time do Tiziu. No dia 20 de dezembro de 2012 os amigos se reuniram mais uma vez em Bom Despacho para as festividades com suas famílias e reforçar o encontro com amigos.