Você já parou para pensar que uma moeda tem 3 faces? A face da Coroa (ou brasão), a face da Cara e a sua face Lateral (ou espessura). Quanto mais espessura, mais pesada, mais valiosa se torna a moeda. Essa analogia com a moeda usamos para dizer que um assunto ou tema pode ter mais de um sentido ou objetivo. O velho ditado “essa história é uma moeda de 2 faces” é conhecido por todos e não nos cansamos de nos deparar com ele no nosso cotidiano.
De uns tempos para cá tenho percebido que os taxistas da capital mineira estão utilizando cada vez mais o aplicativo de telefone WayTaxi. Funciona da seguinte forma: eu como passageiro instalo o software no meu smartphone, solicito um taxi no meu endereço, os taxistas próximos recebem mensagem para aceitarem ou não a corrida. Tudo isso em uma tela muito simples, com mapa, fotografia e dados do passageiro e do taxista, que podem usar seus perfis no Facebook para fazerem o seu cadastro. Taxistas das antigas (que ainda usam rádio) acreditam que isso vai acabar quando começar a ser cobrado, os colegas e novos usuários já contam os dias para cooperativas e telefones em pontos fecharem as portas.
Semana passada comentei em formato de notinha minha opinião sobre os mototaxi em Bom Despacho. Nunca antes na história desta coluna tantos e-mails e telefonemas geraram tanta repercussão. Cada pessoa que ligava pôde ser classificada em dois grupos bem distintos: aqueles que aprovam e apoiam os mototaxi e aqueles que repudiam, odeiam e até mesmo se sentem ameaçados de alguma forma. Ouvi todos, busquei polidamente responder a todos, a opinião pública está dividida sobre o tema e vale a pena uma discussão mais ampla da sociedade
Na Guerra do Paraguai sempre ouvimos falar das histórias de bravura do Duque de Caxias. Venceu batalhas e mais batalhas contra Solano Lopes em solo paraguaio para defender todo o cone sul de uma ameaça desse pequeno país. Segundo o plano maluco descoberto pelas forças de inteligência da Argentina e do Brasil, o Governo Paraguaio estava destemido invadir terras cisplatinas para chegar até o mar. Resultado: a população de 2 milhões de habitantes foi reduzida para 800 mil, basicamente crianças, mulheres e idosos. O Duque saiu como herói e Solano decapitado.
São 3 fatos, 3 eventos e quem sabe 3 verdades ou pontos de vista? Seria possível uma terceira saída para taxistas e tecnologia, ou, convivência entre mototaxi, taxi comum e coletivo urbano, ou ainda, Solano e Caxias estavam do mesmo lado?
Para entendermos tudo isso é bom refletirmos friamente, longe das emoções e das ideologias falidas, pensar como se estivesse fora de qualquer influência.
Pense nisso e bons projetos!
Painel
Opnião do Especialista
DEPRESSÃO, UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.
Continue enviando, por e-mail, suas dúvidas e sugestões de temas para serem discutidos nesse espaço.
Fale com o Especialista: Cláudia Mara Pessoa – psicologajornal@yahoo.com.br
Olimpíadas em Pompéu: o Leo Clube participou nos 15 a 17 de março de atividades que têm como propósito a interação de todos. Foram várias modalidades como futebol, vôlei, peteca, truco, queimada e muito mais. Veja a seguir foto dos clubes participantes: