A entrevista a seguir foi concedida para a jornalista Hosana Pedroso, do Via Verbo, para o Portal AECWeb, um dos principais sites sobre Engenharia no Brasil. Na oportunidade pude apresentar o conceito de Construtibilidade nos projetos e obras de Construção Civil.
1. Quais os critérios que definem a construtibilidade de um projeto?
A Construbilidade de um empreendimento pode ser definida como as habilidades que dizem respeito à construção que a Construtora e seus fornecedores têm para desenvolver o projeto e fazer dele um sucesso. Construtibilidade é o somatório de experiências e competências que as empresas têm para alcançarem seus objetivos na obra.
2. Quais os passos para alcançar a construtibilidade?
Para que Construtoras alcancem a Construtibilidade é preciso que tenham equipamentos adequados e com manutenção em dia, equipe treinada na frente do projeto e no backoffice, engenharia consolidada e atuante também na obra, gestor da obra com experiência para construir e conduzir o time do projeto. O primeiro passo é mapear as competências e habilidades internas para construir, o que chamamos de know how, mas isso precisa estar presente e bastante claro em todos do escritório a obra.
3. O estudo de construtibilidade cabe ao Gestor de Projetos? Há outras áreas da construtora envolvidas?
O Estudo de Construtibilidade de uma obra diz respeito avaliarmos as metodologias construtitivas a serem empregadas e como a Construtora irá atuar. O Gestor de Projetos participa deste projeto, mas é um trabalho de equipe, que reúne os profissionais experientes desde a fase de Engenharia, passando por Suprimentos, Obra e entrega do empreendimento. Ou seja, outras áreas da Construtora devem estar envolvidas para desenvolver o Estudo de Construtibilidade.
4. Produtividade e eficiência do ciclo de vida do projeto são o principal alvo do estudo de construtibilidade?
O estudo de Construtibilidade deve levar em consideração o foco na metodologia construtiva ou plano de ataque e também na avaliação das condições para a Construtora desenvolver o projeto, ou seja, fazer aquilo que ela sabe fazer de melhor que é construir. Produtividade dos equipamentos e pessoal envolvido e a eficiência em cada ciclo de vida do projeto são indicadores que precisam participar desse estudo e serem considerados na estratégia de construção.
5. Aplicado o conceito de construtibilidade num projeto, é possível dizer que haverá custos menores de construção e redução no cronograma de obras? Tudo isso é mensurável?
Quanto mais se estuda a metodologia construtiva e as condições necessárias para construir, mais se consegue estabelecer uma linha de trabalho que irá favorecer o resultado financeiro do projeto, a qualidade final e atendimento ao cronograma. Será possível também reduzir custos e prazos desnecessários, otimizando o orçamento e o cronograma da obra, para isso a experiência dos envolvidos irá contribuir em muito.
6. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelas construtoras que se dedicam ao estudo de construtibilidade de um empreendimento?
A principal dificuldade é conhecer o processo de Construtibilidade, seus detalhes e como pode ser aplicado na construtora. Após vencida esta etapa outro empecilho encontrado diz respeito à organização e difusão do conhecimento adquirido e lições aprendidas de projetos anteriores, pois trata-se de ponto crucial para o Estudo de Construtibilidade.
7. Esse procedimento é usual entre as construtoras?
As Construtoras têm processos de Construtibilidade e fazem isso de maneira orgânica e sem até mesmo perceber. Como a maioria tem o hábito de concentrar o conhecimento e as decisões em poucos colaboradores, principalmente nos Gestores, acabam por realizar esses estudos de maneira pouco sistematizada e profissional. Por isso é possível maximizar as possibilidades de acerto nas obras e assim melhorar os resultados, pelo simples fato de aplicarem Estudos de Construtibilidade em suas obras.
Jornalista: Hosana Pedroso / Via Verbo / AECWeb