Tempos atrás, as principais concessionárias de serviços públicos, como telefonia, energia e água, mantinham equipes nas principais cidades onde atuavam. Era possível resolver problemas de pagamento de contas a cancelamento ou religação dos serviços de maneira mais rápida e acessível a todos. Acessível porque hoje em dia o atendimento via telefone desses serviços fica impraticável. Tente cancelar ou resolver algum inconveniente. Agora, você com certa idade avançada e sem apoio de alguém próximo, fica pior ainda.
Para empresas não é diferente. Aquela caixa de sugestões na porta do supermercado já demonstra preocupação com seu cliente. O 0800 que você liga e tem todo um atendimento profissional, encanta qualquer cliente. Ao acessar o site e encontrar um Fale Conosco e conseguir resposta, já se diferencia de muitos outros negócios.
Em se tratando de candidatura a cargos públicos, o candidato que acredita no diálogo e se apresenta para discutir propostas e responder perguntas dos eleitores, este já tem meu voto. O que estamos vendo é uma ação muito rarefeita dos candidatos a vereador. Até agora sei somente de um que marcou reunião para conversar com seus apoiadores. Poderiam ser muitos outros, afinal são 117.
A ideia do Debate Político na próxima semana é tudo o que os candidatos de bem querem. Não participar é o mesmo que dizer ao eleitor: quero seu voto e somente isso. Não estar ali é se acovardar diante de mais de 37 mil eleitores bondespachenses. Enfrentar um debate é disseminar Democracia.
Afinal, somente poderemos resolver problemas por meio de um diálogo aberto e justo. Enquanto nos fecharmos, sejam nas empresas ou na Política, estaremos fugindo de nossas responsabilidades. É preciso conversar, é preciso estar disponível para que não vivamos um Estado Ditatorial, seja nos negócios ou na vida pública.