Recentemente ministrei o curso “Manutenção de Frota de Veículos e Equipamentos Mecânicos”para a EFESP – Escola do Servidor. Na oportunidade pudemos falar sobre os principais tipos de manutenção existentes e como se aplicaria a frota de veículos da Prefeitura de Bom Despacho.
Também levantamos as principais causas que levam a quebra dos equipamentos ou parte deles. Percebi que em grande maioria tudo depende muito do zelo e cuidado que o usuário (motorista) precisa ter com o veículo que conduz.
A estratégia adotada em sua maioria tem sido em não deixar os equipamentos sucatearem e passa também pela solução de terceirização de veículos, uma tendência comum em prefeituras de todo o país. A garagem da prefeitura deixou de ficar em um local alugado e foi instalada em local próprio, o que somente isso já gera grande economia.
A turma que participou comigo estava muito motivada com os trabalhos e os desafios na administração pública. Haviam muitos deles que começaram suas atividades recentemente e outros com grande experiência. Somente esse encontro do novo com o experiente já faz com que a energia encontre o conhecimento.
O curso contou com a presença do supervisor de manutenção da Auto Omnibus Circullare, o Sr. Waldeci. Gentilmente cedido pelo seu gerente, Everivelto Chagas, o Waldeci explicou como são feitas as manutenções periódicas dos coletivos urbanos. Muita troca de conhecimento e experiência, quem ganha é a população.
Curso realizado pela Escola do Servidor – EFESP. Mais informações em http://bomdespacho.mg.gov.br .