O que é Auditoria em Projetos Industriais?

“Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada organização, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e adequadas à consecução dos objetivos.” 

Em se tratando de auditorias nos projetos industriais, sugere-se fazer pelos grupos de processos (PMBOK, 6a. Edição) dividindo os trabalhos em:

  • Iniciação: processos de levantamento de informações para planejar o projeto;
  • Planejamento: organizar as informações de modo a se ter um cenário futuro das atividades, entregas, riscos e outras informações importantes para desenvolver ou implantar o projeto;
  • Execução: onde as tarefas serão executadas, será necessário auditar o andamento e desempenho do projeto;
  • Monitoramento e Controle: ocorre desde a iniciação, em paralelo também com Planejamento, Execução e Encerramento, avalia se estão ocorrendo desvios e como estão sendo tratados;
  • Encerramento: fase que contém processos para finalizar fases ou o projeto como um todo.

Para que servem as auditorias em projetos industriais?

As auditorias são importantes para avaliar se o projeto está alinhado com as estratégias da empresa. Também se auditam os projetos para que se possa conhecer uma lista de desvios e sugerir as correções necessárias. 

Em se tratando de boas práticas de ESG e GRC, os projetos são auditadas para que se possa avaliar a aderência dessas políticas a um projeto específico. Ao se avaliar todos os projetos da empresa é possível ter um nível de maturidade de aplicação e aceitação dessas políticas no portfólio de projetos.

Como fazer as auditorias em projetos industriais?

O primeiro passo é construir um plano de auditoria contendo os objetivos dos trabalhos que serão realizados e o que se busca avaliar se está em conformidade com as políticas da empresa. No mínimo uma auditoria de projeto vai avaliar se o empreendimento está no prazo, atendendo o escopo contratado, dentro dos custos e em conformidade com a qualidade esperada.

Para facilitar é possível criar checklists, no exemplo a seguir foi feita a divisão pelos grupos de Processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento) com perguntas mínimas a serem feitas em cada etapa.

Vejamos um exemplo:

Imagem 1 – Exemplo de checklist para auditoria em projetos industriais

O checklist pode (e deve) ser customizado para cada empresa, cada tipo de projeto e cada situação. Ás vezes você vai auditar apenas a fase de Iniciação, então não faz sentido auditar Execução, mas faz muito sentido auditar Monitoramento e Controle, pois durante todo o projeto é um grupo de processos que estará ocorrendo.

A seguir um exemplo de checklist para que você possa adaptar para seus projetos: AUD_NRE_21_0001_rev0

 


Saiba mais, veja o vídeo:

EXTRA: Artigo sobre auditoria no PMKB: Como e porque realizar auditorias em projetos

Posts Relacionados

Deixe um comentário