Você se sente bem atendido no comércio de Bom Despacho ?
Estatísticas dão conta que um cliente satisfeito conta sobre a empresa ou o produto para apenas duas pessoas, já o cliente insatisfeito conta para cerca de dez pessoas. Não precisa ser nenhum Phd para saber o que é o melhor, oferecer ou não oferecer um bom atendimento aos seus clientes. O banco deve atender bem seus correntistas; o supermercado deve atender bem seus consumidores; o seu Zé da padaria deve atender bem seus clientes; o político deve atender bem seus eleitores; o professor deve atender bem seus alunos…
Segundo uma pesquisa da US News And World Report, organização norte-americana que estuda o comportamento dos consumidores, cerca de 68% dos clientes não voltam à empresa ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço por conta do péssimo atendimento do pessoal e pela má qualidade dos serviços prestados. De fato, o atendimento aos clientes é de suma importância para todas as organizações. A pergunta que fica é a seguinte: como você tem trabalhado o atendimento em sua empresa? Seus funcionários estão treinados e motivados para oferecer o melhor aos seus clientes? Seus clientes falam bem de sua empresa?
Erivelto Francisco Chagas, gerente de transporte da Circullare, empresa que faz o transporte coletivo em Bom Despacho, realizou com sua equipe um treinamento para melhorar o atendimento dos seus funcionários para com os deficientes. Motoristas e trocadores vivenciaram as mesmas dificuldades que os deficientes passam. “O treinamento foi feito para que eles entendam que é preciso ter atenção e paciência com os deficientes”, comenta Erivelto. Os funcionários subiram e desceram dos ônibus com venda nos olhos, muletas , cadeiras de rodas, pé enfaixado, tudo isso para que eles pudessem sentir o que o deficiente sofre no dia-a-dia. O motorista Ronan José da Costa comentou a iniciativa da empresa e a importância do treinamento. Charles Alberto Batista, Betinho, é deficiente desde criança por causa da paralisia infantil, “a cidade não foi adaptada para o deficiente” comenta ele.
Além de atender bem, é preciso fazer valer a presença da marca da empresa. Recentemente uma empresa de venda de água e gás da cidade, enviou para a casa de uma de suas clientes um vaso de flor no dia do seu aniversário. Atitude relativamente simples, barata e cativa sem sombra de dúvidas o cliente, garantindo a rentabilidade e sustentabilidade do negócio.
Você tem atendido bem os seus clientes?
Envie para o contato desta coluna a sua história de bom atendimento a seus clientes.
O texto desta semana contou com a colaboração do vídeo da TV Integração no portal WWW.megaminas.com.
Rápidas e Rasteiras:
Novo Delegado Regional: tomou posse oficialmente no dia 16/06 como delegado Regional da 28ª Delegacia o Dr.Célio de Assis em substituição ao Dr. Lindon Batista Neves que foi para sua terra natal (Montes Claros). Ao Dr. Célio nossos cumprimentos e sucesso em suas atividades.
Exportações do agronegócio caem 11,5% neste ano: as vendas externas de produtos agropecuários diminuíram de US$ 27,2 bilhões de janeiro a maio de 2008 para US$ 24,1 bilhões no mesmo período deste ano. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o motivo foi a queda de preços com o agravamento da crise internacional
STF acaba com obrigatoriedade do diploma para a profissão de jornalista: a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) foi por oito votos a um. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF)
Cidadão Honorário: foi aprovado na última reunião da Câmara Municipal projeto de resolução que concede título de cidadão honorário ao Maestro Nivaldo Santiago de autoria do vereador Ricardo Alvarenga. Aprovado por unanimidade. Justa e merecida homenagem a essa pessoa que desenvolve trabalhos extraordinários em nossa cidade.
Novo Secretário de Espotes: assumiu novamente a Secretaria Municipal de Esportes o Ernane ( Chipanzé),que sem dúvida já vinha fazendo desde a administração passada um excelente trabalho.As diretorias dos clubes Esplanada,Palmeiras e Famorine receberam com muita satisfação essa nomeação.Ao novo secretário que lhe foi feita justiça pelo seu trabalho desejamos sucesso e continue a luta em prol de nosso esporte. Esporte esse que tira jovens das ruas e promove a cidadania.
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Ítalo Coutinho é Professor e Coordenador do Curso de Gestão Estratégica de Projetos e Empreendimentos da UNIPAC, contatos para essa coluna pelo e-mail engenharia@saletto.com.br.